Projetos

Projeto de extensão: Minhas pequenas memórias tuas
Lotado no setor de estudos de Leitura e Produção de Texto, pesquisa e orienta trabalhos na área de semiótica discursiva, com ênfase na análise de textos verbais e verbovisuais. Coordena também o projeto de extensão “Minhas pequenas memórias tuas”, que tem como objetivo principal ecoar, na forma de crônicas literárias, memórias de cada um(a) dos(as) participantes (alunes da Unilab, familiares dos discentes e funcionários terceirizados que atuam na universidade).
Professor Dr. Lucas Porto De Queiroz

Projeto vinculado a Edital: Regimes funcionais de paráfrases e citações em artigos acadêmicos da cultura disciplinar da linguística (2023-01 Pibic-Unilab-IC (IC)
O objetivo do projeto é analisar citações e paráfrases em artigos acadêmicos da área da linguística, buscando refinar a tipologia apresentada para o parâmetro funcional da intertextualidade. A hipótese central é que o aspecto funcional das relações intertextuais – até então praticamente centrado da dicotomia captação x subversão – pode ser enriquecido quando nele são aplicadas as funções de responsabilidade e verdade do discurso relatado; e aos posicionamentos de engajamento, de poder e de autoridade.
Projetos de pesquisa não vinculados a Editais (desenvolvidos mediante orientações na graduação e na pós):
Investigações sobre aspectos formais e funcionais de relações Intertextuais
O projeto de pesquisa Estudos de Relações Intertextuais, vinculado ao grupo de pesquisa DiTeD Diálogos em Texto e Discurso, tem como objetivo estudar as relações intertextuais em objetos e corpora diversos a partir de bases teóricas como Genette (2010), Koch, Bentes e Cavalcante (2007), Nobre (2014) dentre outros. Considerando-se as bases teóricas apresentadas, podem ser temas de estudo investigações acerca das relações transtextuais (Genette), a saber, intertextuais, metatextuais, paratextuais, hipertextuais e arquitextuais; as relações por copresença ou por derivação (conforme Koch, Bentes e Cavalcante, 2007); os parâmetros da intertextualidade (Nobre, 2014); bem como estudos que abordem paráfrases e retextualizações de diversas ordens, a intergenericidade e outros fenômenos que envolvem diálogos e sobreposição de textos, vozes e discursos.
Estudos em discurso político: abordagens textuais e discursivas
O projeto de pesquisa Estudos em Discurso Político, vinculado ao grupo de pesquisa DiTeD Diálogos em Texto e Discurso, tem como objetivo estudar aspectos textuais e discursivos salientes às práticas que determinam decisões coletivas que se pautam na organização da vida social. As pesquisas desenvolvidas no âmbito deste projeto podem trazer como arcabouço teórico a linguística textual e a análise do discurso. Nesse ínterim, podem ser objetos de estudo gêneros textuais produzidos por quaisquer instâncias do dispositivo político (Charaudeau, 2008), a saber, instância política, instância midiática, instância cidadã; e podem ser temas de estudo investigações acerca do gênero textual/discursivo, do ethos discursivo, da estrutura argumentativa, da polidez, da topicalidade dentre outros temas de relevância.
Professor Dr. Kennedy Cabral Nobre

Projeto de extensão
O projeto tem como ação o ensino básico presencial da Língua Brasileira de Sinais – Libras para discentes e servidores da comunidade acadêmica da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira. Espera-se que os participantes adquiram noções básicas em Libras e concluam sensibilizados para a importância da comunicação e acerca da acessibilidade e inclusão, sobretudo no espaço acadêmico.
Professor Francisco Raimundo Holanda Vasconcelos

Projeto de extensão: Gira das Yabás
Coordenadora do curso de Letras-Língua Portuguesa do Instituto de Linguagens e Literaturas, desenvolve pesquisas e orienta trabalhos na área da decolonialidade. Coordena também o projeto de extensão “Gira das Yabás: Corpos em movimentos”, que tem como objetivo partilhar saberes com mestras e mestres da cultura em colaboração direta com a diversidade da integração da UNILAB, assim como o grupo de estudos decoloniais e educação crítica.
Professora Dra. Juliana Geórgia Gonçalves de Araújo

Projeto de extensão: grupo tabonga Moz (PJ083-2024)
Objetiva proporcionar um trabalho artístico musical, que possa ser um espaço de intercâmbio de experiências vividas e de integração entre a complexidade musical das várias expressões culturais das etnias africanas e das várias matrizes de formação do povo brasileiro, principalmente dando lugar à cultura moçambicana. A preparação musical vai proporcionar que o grupo se torne um lugar de difusão cultural, uma vez que existirão as trocas das experiências musicais, proporcionando condições para a saúde mental, uma vez que a socialização e integração auxiliam no processo de melhor qualidade de vida estudantil e comunitário, tornando-se um espaço de intencionalidade de convivência. Além de um trabalho artístico em primeira mão, o grupo também se torna um local de troca de saberes, a partir do momento em que os estudantes africanos estão à frente na composição de suas próprias músicas, na escolha de repertório, na produção de arranjos, na fusão da música tradicional com a moderna, na produção de exercícios voltados para a voz e organização de técnica de ensaio.
Projeto de pesquisa: análise da competência escrita através do uso do laboratório de redação nos municípios de Aratuba, Guaramiranga e Mulungu no Maciço de Baturité-CE (PVL2147-2024)
Esta pesquisa objetiva oferecer uma estratégia para o desenvolvimento da capacidade linguística dos educandos da rede pública pelo uso do laboratório de redação no ensino médio de escolas de Aratuba, Guaramiranga e Mulungu do Maciço de Baturité-CE. Através da regência da componente curricular Leitura e Produção de Textos que está inserida na grade curricular de todos os cursos da Unilab no seu primeiro semestre, percebemos que muitos estudantes residentes no Maciço de Baturité-CE tem comprometido seu rendimento acadêmico por causa da baixa qualidade da escrita manifesta ao longo do processo de ensino-aprendizagem de língua portuguesa executado na rede pública, de onde se origina a maioria dos estudantes. Assim, o problema a ser abordado é “quais fatores linguísticos prejudicam a competência na escrita dos estudantes do Maciço de Baturité-CE?” e a hipótese científica que levantamos é a de que a coesão-coerência são os fatores linguísticos que mais prejudicam a competência na escrita dos estudantes oriundos do Maciço do Baturité tendo em vista a falta de ações no ensino do português que desenvolvam o gênero textual redação usando a tipologia dissertativa-argumentativa, proporcionando o combate à desigualdade social pela melhoria do uso da língua portuguesa oral e escrita pelos moradores do Maciço do Baturité que intentam melhorar profissionalmente, que almejam fazer concursos públicos e que desejam estudar numa universidade.
Professora Dra. Cláudia Ramos Carioca